As investigações da Polícia Federal apontaram que o funcionário terceirizado furtou os equipamentos em seu ambiente de trabalho.
A Polícia Federal (PF) cumpriu em Juiz de Fora–MG, neste sábado (27), dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal de Juiz de Fora–MG para encontrar peças de uniforme do IBAMA furtadas na cidade.
As investigações, que, segundo o órgão, tiveram início logo após a denúncia do IBAMA, apontaram que um funcionário terceirizado do órgão ambiental teria furtado o material em seu ambiente de trabalho. Entre os equipamentos, haveria o furto de camisetas, calças e coletes identificados do IBAMA. A equipe de verificação acredita que o funcionário utilizava esses itens para se fazer passar por servidor do órgão ambiental.
Durante a busca, foram apreendidos na residência do investigado vários objetos com a identificação do IBAMA. Inclusive, um colete balístico no qual foi posta uma tarja de identificação com o nome do investigado, o que reforçou a suspeita da PF de que ele se fazia passar por Agente de Fiscalização do IBAMA. Junto do material, foi encontrada e apreendida uma pistola de Air Soft sem marcação de identificação, de modo que as características do objeto se assemelham a simulacro de arma de fogo.
Segundo a PF, o investigado poderá responder, pelo menos, por peculato. Se condenado, o crime prevê pena de prisão entre 2 e 12 anos e multa.