A recém-formada Federação Internacional dos Criadores de Pássaros (FIC) foi estabelecida no Brasil, abrangendo 78 entidades nacionais espalhadas por nove estados brasileiros, além de ter representantes nos Estados Unidos, Portugal e Argentina. A entidade ganha força e respeito, especialmente devido ao seu compromisso com os órgãos ambientais e à liderança de seu presidente, Nelson Arrué, cujo nome é amplamente respeitado no meio. A FIC pretende trazer aos criadores de pássaros tranquilidade e respeito, visando o reconhecimento do pacto ambiental na criação em ambiente doméstico, a entidade estará à frente de discussões e trabalhos com órgãos como o IBAMA e ABEMA. O primeiro passo é integrar a nova ordem da criação, transformando criadores amadores em profissionais com autorização para a venda de espécies, ajudando assim na contenção do tráfico de animais.
Na Europa, o governo incentiva a criação de todas as espécies e em alguns países, essa atividade contribui para o PIB. Países como Holanda, Bélgica, África e Portugal já adotaram essa nova era. No Brasil, a FIC chega para trazer esses benefícios, promovendo o conhecimento e práticas de países de primeiro mundo.
O trabalho da FIC começará na Câmara dos Deputados e, posteriormente, envolverá presidentes e diretores dos órgãos ambientais, visando a implementação de políticas que incentivem a criação responsável e sustentável de pássaros no Brasil.
As associações que estão compondo como parte de associados e diretoria da Fic, elogiaram o trabalho que foi elaborado por todos juntos e acreditam que este ano ainda e federação entrará com muita força no mercado da criação e competições que terá o nome da federação, compondo ligas estaduais e nacionais em alguns estados. Toda a receita será dividida com 50% para caixa da entidade e o restante para premiação entre os clubes e criadores, credita-se que ainda este ano e federação premiará uma moto 0km e televisores dentre outros prêmios através de seus eventos com os seus associados.
Para ser associado a Fic, basta enviar o contato através do site que os responsáveis farão o cadastro e a entidade fará parte da família da criação, somente serão aceitos os clubes e associações que estiverem com suas documentações totalmente regularizada.
A maior surpresa para todos os criadores, foi a parceria entre a FIC x Central de Resultados, esta parceria veio para complementar ainda mais a federação junto com os resultados que serão instantâneo, na imersão dos resultados, a central do resultados, do conhecido Jorginho, foi reorganizado com gráficos digitais, mas porem muito fácil manuseio para os presidentes de clubes e associações, as inscrições também serão feitas através do site, que tornará menos uma dor de cabeça aos organizadores dos eventos, que receberão as inscrições direto na conta da entidade.
A central dos resultados, terá aos criadores todos os resultados de cantos por espécies, datas e horários das marcações, tudo isto ficará dentro do site e qualquer criador terá o acesso para ter a certeza do evento cadastrado.