CABM-RS apreende filhote de Veado-Campeiro no interior do estado

CABM-RS apreende filhote de Veado-Campeiro no interior do estado
Foto: UFRGS | Reprodução
Na última quinta-feira, o Comando Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (CABM-RS), através do  2º Grupo de Polícia Militar Ambiental de Rio Pardo, atuou no patrulhamento rural no interior do estado, onde recebeu uma denúncia de um animal silvestre em cativeiro. Após receber a queija, uma equipe deslocou ao local para averiguar.

Durante a verificação, os agentes encontraram 3 gaiolas com pássaros silvestres, identificados como um Trinca-ferro (Saltator similis), um Azulão (Cyanocompsa brissonii) e um Cardeal (Paroaria coronata). Em uma gaiola improvisada, os policiais também encontraram um filhote de Veado-Campeiro (Ozotoceros bezoarticus), sem regularização alguma junto ao IBAMA. No mesmo local, porém, em outra propriedade, era possível ouvir o canto de outros animais, o que fez os agentes averiguarem. Lá,

foram flagradas duas gaiolas contendo pássaros silvestres, destes um Trinca-ferro (Saltator similis) e um Azulão (Cyanocompsa brissonii) irregulares. Ambos os responsáveis pelos animais não tinham nem cadastro junto ao Ibama e nem os demais registros necessários. Por isso, a equipe afirmou que responderão pelo crime capitulado no Art. 29 da Lei n° 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais, com pena de até quatro anos.

A equipe do CABM-RS encaminhou as gaiolas com os pássaros para o órgão ambiental municipal, onde farão a devida inspeção e destinação. Já o filhote de Veado-Campeiro foi apreendido e, após inspeção do médico veterinário do município, terá o clínico como fiel depositário do animal até o ajuste dos trâmites burocráticos que possibilitem seu encaminhamento.

Veja outras notícias sobre meio ambiente do sul do país aqui.

Notícias relacionadas