A operação é uma ação conjunta entre diversos órgãos para garantir a proteção ambiental em Paranaguá–PR.
Nesta quarta-feira (24), foi realizada a décima primeira fase da Operação Aifa. Realizada em conjunto entre diversos órgãos, a ação dá continuidade ao trabalho realizado desde o início de setembro do ano passado. O trabalho mira crimes ambientais, como o de ocupação ilegal em áreas de proteção.
Segundo a PF, a operação tem apresentado resultados considerados por ela como positivos, tendo a demolição de mais de 100 edificações irregulares no período.
A ação, que iniciou com uma atividade em conjunto entre Ministério Público Federal do Paraná e Ministério Público Estadual do Paraná, já conta com a participação de mais de dez órgãos. Entre eles estão PF, MPF, MP, IBAMA, PRF, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Prefeitura de Paranaguá.
Desde o início, a ação reforça a importância dos manguezais, ressaltando o Complexo Estuarino de Paranaguá, que é uma das reservas de mangue, considerada como uma das mais importantes do país. A operação tem caráter permanente e a tendência é ser reforçada nas próximas fases.