A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Aracê 2, com foco no combate ao comércio ilegal e tráfico internacional de aves silvestres. A ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no município de Icó–CE, com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e teve os mandados expedidos pela Justiça Federal do Ceará.
A investigação é um desdobramento da primeira fase da operação, realizada no dia 5 deste mês, quando foram apreendidos materiais que indicaram negociações ilegais envolvendo aves. Conversas sobre a venda ilícita de pássaros, inclusive em grupos dedicados ao comércio ilegal e tráfico internacional, foram descobertas, reforçando a continuidade das práticas criminosas.
A operação de hoje visa reunir mais provas para encerrar o inquérito e interromper os crimes ambientais em curso, protegendo a fauna brasileira da exploração. Os envolvidos são investigados por maus-tratos, tráfico internacional e interestadual de animais silvestres, associação criminosa, receptação e lavagem de dinheiro.
O comércio ilegal de animais silvestres é uma das principais ameaças à biodiversidade do país, e essa operação busca reprimir tais atividades criminosas de forma efetiva. Continue acompanhando nosso site para ficar atualizado com as principais notícias sobre o meio ambiente.