Na tarde desta segunda-feira, o 2° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) deflagrou a Operação Força Verde. Onde equipes do batalhão realizaram a fiscalização das normas ambientais nos municípios de Cachoeira do Sul e Rio Pardo.
Durante a força-tarefa, a equipe em campo realizou o policiamento em propriedade rural, onde constatou a existência de duas gaiolas, contendo duas aves silvestres. Os animais, um azulão (cyanoloxia brissonii) e um cardeal (Paroaria coronata) foram apreendidos, devido a falta de documentação do indiciado.
No município de Cachoeira do Sul, agentes foram acionados para a Operação Força verde através de uma denuncia anônima que receberam. Ao vistoriar o local constataram que havia uma caturrita (Myiopsitta monachus) sem autorização para a criação. O responsável não possui nenhum tipo de autorização/cadastro de criador junto ao IBAMA.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde receberão tratamento veterinário e, assim que estiverem aptos, retornarão à natureza. Os acusados poderão responder pelo crime previsto no artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/98, lei de crimes ambientais.
Para permanecer atento às novidades do meio ambiente, acesse nosso portal.