Nesta quinta-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (CBM-MT) combateu 23 incêndios florestais no estado. Segundo o órgão, 158 homens estiveram em campo, com apoio de três aviões, um helicóptero, 49 viaturas, entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.
O CBM-MT disponibilizou 63 bombeiros para a região do pantanal mato-grossense, junto dos agentes, estiveram um avião, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa. Também auxiliaram nas ações oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), três membros da Defesa Civil do Estado, um integrante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), brigadistas do ICMBio e Ibama, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.
Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combateram um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê. Já no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, foram 13 bombeiros em campo, com apoio de um avião. Enquanto em Rosário Oeste, na Fazenda Aliança, estiveram oito militares, que também contam com um avião.
Em Cuiabá, 12 militares combateram um incêndio florestal na MT-010, conhecida popularmente como Estrada da Guia. Já em Santo Antônio do Leverger, 11 bombeiros se dividiram na Barra do Aricá e Fazenda Tamandaré para fazer o combate às chamas. Nestas ações, foram usados um avião, um caminhão do tipo autobomba de tanque salvamento, um caminhão do tipo autotanque e quatro caminhonetes.
Focos de calor e incêndios
Desde o início do período de uso do fogo, o CBM-MT extinguiu 65 incêndios florestais. Entre quarta-feira (21) e quinta (22), foram registrados 1.730 focos de calor, conforme última checagem, às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desses, 885 se concentram no Cerrado, 645 na Amazônia e 200 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
O Corpo de Bombeiros reforça que para questão de métricas, o foco de calor isolado não representa incêndio florestal. Na verdade, um incêndio florestal conta com o acúmulo de muitos focos de calor.
Veja mais notícias sobre os fogos no estado do Mato Grosso aqui.