Governo convoca 150 bombeiros da Força Nacional para combater fogos

Governo convoca 150 bombeiros da Força Nacional para combater fogos
Foto: Agência EBC | Reprodução

Somados, 312 bombeiros da Força Nacional passam a combater os fogos que atingem a Amazônia e o Pantanal.

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, convocou nesta tarde mais 150 bombeiros militares da Força Nacional para intensificar o combate aos incêndios florestais no país, com foco na região da Amazônia Legal. A mobilização atende à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

Logo após a ordem judicial, o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, remanejou prontamente bombeiros militares da Força Nacional, que já estavam em serviço, para atuarem na contenção das queimadas, e enviou mais 70 agentes para reforçar as operações na Amazônia.

Após uma reunião realizada nesta quarta-feira (11) com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), ficou definida a convocação de mais 80 bombeiros militares.

Os 150 novos agentes chegarão à região amazônica nos próximos sete dias. Ao chegarem, eles se unirão aos 162 bombeiros já atuantes, que estão no local desde junho, em operações para combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Além dessa mobilização, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), solicitou aos 21 estados que não estão sendo afetados por incêndios que enviem bombeiros militares de forma voluntária. O Rio Grande do Sul, por exemplo, já encaminhou 11 agentes no dia 23 de junho. Nos próximos dias, a Senasp pretende acionar mais 50 bombeiros militares que estão no cadastro reserva da Força Nacional.

Continue acompanhando nosso site para mais informações sobre o meio ambiente.

Notícias relacionadas