É lamentável que a 5ª etapa do nacional da FIC tenha sido cancelada, mas a decisão demonstra a responsabilidade da gestão em priorizar a regularização dos criadores e a organização dos registros, fundamentais para o sucesso dos eventos futuros. A situação dos criadores de Pernambuco, especialmente os da Associação Palmares Fibra, reflete um desafio causado pela falta de conhecimento sobre a portaria de 2020 da Secretaria do Meio Ambiente, que instituiu a taxa de transferência de aves.
A iniciativa de negociação aberta pelo responsável da CPRH, Iran Vasconcelos, é um passo importante para resolver a questão. A possibilidade de parcelamento em até 24 vezes traz alívio para os criadores, permitindo que regularizem suas situações financeiras e retornem à participação ativa nos torneios.
Com a ausência de garantias suficientes, a decisão do presidente Nelson Arrué de cancelar o evento é compreensível. Fica evidente o compromisso da FIC em conduzir suas atividades de forma responsável, garantindo que os eventos futuros sejam realizados com a estrutura e a participação necessárias.
Os criadores interessados devem aproveitar a oportunidade de regularizar seus débitos e retomar suas atividades, entrando em contato com a CPRH para negociação. A longo prazo, essas ações fortalecerão a comunidade e os eventos organizados pela FIC.
A próxima etapa já esta sendo aguardada na Expointer no Rio Grande do Sul e poderá ter o recorde de pássaros que hoje esta com Santa Catarina no Nacional Fic Araranguá que 312 pássaros.
CPRH Whats ( 81 ) 99883-4471