Onça-pintada é resgatada de incêndios no Pantanal

Onça-pintada é resgatada de incêndios no Pantanal
Foto: IBAMA | Reprodução

Apesar de machucada, a onça-pintada já passa por processo de reabilitação.

Em um trabalho organizado para observar os incêndios na região do pantanal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgatou uma onça-pintada (Panthera-onca) na última quinta-feira (15). A princípio, o animal estava acuado em uma manilha – peça em formato de U, com parafuso, utilizada como trava de segurança – em uma fazenda no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul.

Assim, os agentes iniciaram de imediato o tratamento do animal, ainda próximo ao local do resgate. Embora o animal estivesse bem ferido, sua situação já estava sob controle. Por isso, a equipe transportou a onça para  o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em Campo Grande.

O CRAS manterá o animal sob cuidados até que ele esteja apto a retornar à natureza. O resgate aconteceu devido a um trabalho em conjunto entre Ibama, Imasul, Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP) e Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul.

Conhecida como Operação Arca de Noé 3, a ação procura socorrer animais silvestres dos incêndios no Pantanal. Ela é conduzida pela Coordenação-Geral de Gestão e Monitoramento do Uso da Fauna e da Biodiversidade Aquática (CGFau), e vinculada à Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo).

Veja outras notícias como essa aqui.

Notícias relacionadas