Operação em conjunto combate caça ilegal dentro do Parque Nacional do Iguaçu

Operação em conjunto combate caça ilegal dentro do Parque Nacional do Iguaçu
Foto: PRF | Reprodução

Os agentes apreenderam armas e carne de animais silvestres resultado de caça ilegal.

Uma operação em conjunto realizada entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ocorreu nos dias 3 e 4 de agosto, localizando estruturas de caça no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

No sábado (3), equipes da PRF e do ICMBio realizaram buscas no território do Parque Nacional mais próximo à BR-277. As equipes encontraram duas estruturas de caça inutilizadas, em seguida, também localizaram um ponto de extração ilegal de palmito de juçara, espécie da flora nacional que está ameaçada de extinção.

No dia seguinte (4), a PF enviou diversas equipes para fazer busca e apreensão em residências próximas ao Parque Nacional no município de Santa Tereza do Oeste e localizaram armas de fogo, munições e carne de animais silvestres, além de roupas camufladas e outros materiais utilizados para a atividade de caça. No domingo, as equipes da PRF e do ICMBio também realizavam novas buscas no território do Parque. Eles encontraram mais sete pontos utilizados por caçadores.

A chefe da Delegacia da PRF em Foz do Iguaçu–PR, Luiza Lux, afirmou considerar fundamental essa parceria entre os órgãos para combater irregularidades. “A PRF considera fundamental a colaboração interinstitucional para o combate a atividades que degradam o meio ambiente. Buscamos trazer esse apoio para que o trabalho de monitoramento realizado pelo ICMBio no Parque Nacional possa se efetivar em uma resposta contundente a quem ameaça a fauna e a flora brasileira. A preservação das riquezas do país é uma das missões da PRF e, aqui no Oeste do Paraná, temos algumas das maiores riquezas naturais do Brasil.”

 

Acompanhe mais notícias aqui.

Notícias relacionadas