Em uma ação conjunta entre a Polícia Federal (PF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Força Nacional, os agentes reprimiram garimpeiros que praticavam o garimpo ilegal e o desmatamento na Amazônia. A operação ocorreu na manhã dessa sexta-feira (16) e a PF acredita que os eventos ocorreram no período de 24 de julho a 9 de agosto na região de Itaituba–PA.
Durante o ato, a equipe dos órgãos apreendeu uma série de equipamentos utilizados especificamente para o garimpo ilegal e ações de desmatamento como 50 motores estacionários, 24 escavadeiras hidráulicas (PCs), 15 dragas, 1 trator, 1 camioneta, 7 motocicletas, 3 embarcações, 7500 litros de combustível, 4 armas com 70 munições. Os itens foram recolhidos e inutilizados, e os agentes lavraram diversos autos de infração e acreditam que a ação causou prejuízo ao crime na ordem de R$ 14 milhões.
Segundo a PF, essas ações conjuntas representam avanços significativos na luta contra o garimpo ilegal e na proteção do meio ambiente no oeste do Pará, evidenciando que a união de esforços entre diferentes órgãos e instituições é fundamental para enfrentar os desafios ambientais do Brasil.
Veja outra notícias como essa clicando aqui.