Nesta terça-feira (27), a Polícia Civil de Santa Catarina (PC-SC) realizou uma grande operação para combater o tráfico de animais silvestres na cidade de Blumenau e arredores. Ao todo, os agentes cumpriram 20 mandados de busca e apreensão, com foco em 12 suspeitos nas cidades de Blumenau, Indaial, Gaspar, Luiz Alves e São José dos Pinhais–PR e apreendeu mais de 100 aves.
A operação foi realizada pela Delegacia de Proteção Animal de Blumenau, braço da Polícia Civil focado em ações para prevenir ações no meio ambiente, com apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Polícia Civil do Estado do Paraná (PC-PR). O foco da ação foi combater a prática de rinha de canários — prática ilegal onde os pássaros são forçados a lutar, com apostas clandestinas em jogo.
Até o momento, mais de 100 aves foram apreendidas, além de diversas armadilhas para captura de aves e aparelhos celulares que os mandantes utilizavam. Sete pessoas foram conduzidas à Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Blumenau. A lei 9.605/98, que tipifica o crime ambiental, resulta em pena de seis meses a um ano de reclusão, no caso de não ter agravante – como animais em extinção – e multas que podem chegar a R$ 50 milhões. A operação continua em andamento.
Acompanhe o vídeo disponibilizado pela PC-SC de uma ação:
Continue acompanhando as principais notícias sobre meio ambiente em nosso portal.