Após receber uma denúncia anônima, a polícia militar, por meio do 3º batalhão, flagrou com êxito nesta segunda-feira na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mais de 700 animais vítimas de maus tratos. A ação aconteceu no bairro São José, onde em uma residência se acumulavam mais de 700 animais, dentre eles animais exóticos e domésticos, como Hamster, Porquinho da Índia, Pomba Rola, Pombo Correio, Canário Belga, Calopsita, Periquito do Dorso Vermelho, Rosela, Ring Neck, Agapornis, além de Coelhos e Codornas no local.
Todos esses animais estavam em um local sem ventilação, em meio à sujeira e dejetos. No local, havia animais mortos. No entorno do local, policias encontraram caixas com serragem contendo filhotes de roedores. A equipe constatou que o local fornecia animais para agropecuárias da região e não possuía nenhuma licença para atuar no comércio de animais, podendo levar doenças e graves sintomas futuros para atendentes e compradores.
Mediante os fatos, a responsável foi autuada em flagrante, sendo lavrado um Boletim de Ocorrência Policial pelo crime contra a fauna. Em nota, a prefeitura de Passo Fundo foi comunicada para a autuação de infração municipal. O caminhão do 3º Regimento da Polícia Montada auxiliou e foi lotado para o encaminhamento dos animais, que foram entregues a um protetor voluntário, habilitado para receber os animais.