O cachorro foi resgatado apresentando apenas um pequeno ferimento na cabeça e sinais de desidratação.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) resgatou um cachorro que estava perdido há mais de duas semanas no Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O resgate do cão foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e pela equipe da Urbia Cânions Verdes.
Os latidos de aviso do cachorro serviram como primeiro sinal para que visitantes e funcionários da concessionária Urbia Cânons Verdes identificassem a presença do animal. Porém, devido ao eco e ventos, isso não foi o suficiente para precisar sua localização, o que acabou atrasando a identificação do local em que ele poderia estar.
Apesar de latidos persistentes, não houve a procura da administração do parque por alguém que se intitulasse proprietário ou relatasse o desaparecimento do animal. Somente na quinta-feira (22), quando funcionários da concessionária conseguiram capturar uma imagem do cachorro e assim determinar sua localização. O Instituto Chico Mendes acionou o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, com quem prontamente organizou uma operação de resgate no dia seguinte.
A equipe de bombeiros descreveu o resgate como “desafiador”, isso porque não era possível saber em que condições o animal já havia passado e nem como ele reagiria à situação. No período em que ficou rondando a área do cânion, ele enfrentou temperaturas que chegaram a −2 °C, com momentos em que a sensação térmica alcançou −18 °C em decorrência dos ventos. Além do frio intenso, o cão ficou sem se alimentar adequadamente.
Depois de resgatado, o cachorro, apelidado de Caramelo por um dos bombeiros, foi levado para atendimento veterinário imediato. Segundo a veterinária que o tratou, Martha Becker, o cão estava anêmico, desidratado e com uma pequena lesão na cabeça, mas, surpreendentemente, não apresentava fraturas.
O cachorro Caramelo foi adotado, após passar pelo tratamento, pelo bombeiro que desceu de rapel para resgatá-lo do Cânion Fortaleza. Para mais finais felizes, acompanhe o nosso portal.