PF cumpre oito mandados de busca e apreensão por pesca ilegal de camarão

PF cumpre oito mandados de busca e apreensão por pesca ilegal de camarão
Foto: PF | Reprodução

A ação aconteceu em Angra dos Reis–RJ devido ao período de defeso da espécie de camarão.

Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Federal (PF) cumpriu oito mandados de busca e apreensão, visando combater associações criminosas atuantes na pesca e comercialização de camarão em período proibido. Segundo a PF, a operação Frota Fantasma, como foi chamada, investiga as atividades de associações criminosas que operam na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de identificar as ações ilícitas de pescadores e comerciantes de pescados ilegais.

Ao todo, foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Volta Redonda oito mandados de busca e apreensão. Três em imóveis e cinco em embarcações de pesca apreendidas. A PF também apura a ação de milícias que exploram e protegem os pescadores irregulares e comerciantes de camarão neste período de pesca proibida.

Conforme as apurações da PF, os investigados estão pescando, armazenando e comercializando camarão durante o período proibido de defeso da espécie. Ainda foi possível comprovar que a organização criminosa em questão utiliza a pesca de arrasto, conhecida como “arrastão”, na busca pelo aumento de seus lucros. A pesca de arrastão se trata de uma prática extremamente agressiva para o meio ambiente e o ecossistema local, sendo capaz até de alterar drasticamente o solo oceânico.

Essa foi a primeira etapa da operação, que focou em identificar os responsáveis pela distribuição e revenda dos pescados. A busca não identificou registros e autorizações de pesca na região da Costa Verde do Rio de Janeiro para os operadores da frota de embarcações irregulares.

Acompanhe outra notícias como essa na nossa página de notícias do sudeste do país.

Notícias relacionadas