Após montar lista de espécies ameaçadas no estado, Governo do Maranhão abre consulta pública referente ao catálogo

Governo do Maranhão pretende montar lista de espécies ameaçadas de extinção no estado
Foto: Governo do Estado | Reprodução

Um mês após informar que iniciaria as atividades de avaliação das espécies ameaçadas no estado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA-MA) lançou, nesta segunda-feira (12), o catálogo para consulta pública e participação.

O processo permite à comunidade científica, estudiosos do tema e demais interessados participar no processo de avaliação de espécies ameaçadas de extinção do Maranhão. Nesta etapa, as informações estão liberadas para acesso e solicitações até o dia 31 de agosto.

A SEMA-MA considera a consulta pública como um instrumento democrático e transparente para discutir o tema com a sociedade, que por vezes é diretamente afetada quando um destes animais entra ou sai da lista de espécies ameaçadas. A listagem ainda permite a correção dos dados por meio da contribuição de pesquisadores e demais profissionais.

Para ver a lista, ou caso deseje colaborar, o site de acesso é https://www.listavermelhamaranhao.com/sobre.

A lista seguirá uma metodologia já apresentada anteriormente, com os seguintes passos: 1) etapa preparatória, (2) etapa de avaliação e (3) etapa final e essas etapas são divididas em atividades. Sendo a etapa de consulta ampla aos especialistas uma das partes realizadas na etapa preparatória

Para a realização da consulta, foi necessário realizar a compilação inicial de dados das fichas de avaliação das espécies, e antes da avaliação do agrupamento de organismos (táxon). Para essa primeira Lista Vermelha da Fauna, foram considerados os grupos Amphibia, Aves, Mammalia, Peixes e Reptilia.

A FIC irá noticiar as novidades sobre a Primeira Lista Vermelha da Fauna do Maranhão conforme os dados forem atualizados.

Notícias relacionadas