Um mês após informar que iniciaria as atividades de avaliação das espécies ameaçadas no estado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA-MA) lançou, nesta segunda-feira (12), o catálogo para consulta pública e participação.
O processo permite à comunidade científica, estudiosos do tema e demais interessados participar no processo de avaliação de espécies ameaçadas de extinção do Maranhão. Nesta etapa, as informações estão liberadas para acesso e solicitações até o dia 31 de agosto.
A SEMA-MA considera a consulta pública como um instrumento democrático e transparente para discutir o tema com a sociedade, que por vezes é diretamente afetada quando um destes animais entra ou sai da lista de espécies ameaçadas. A listagem ainda permite a correção dos dados por meio da contribuição de pesquisadores e demais profissionais.
Para ver a lista, ou caso deseje colaborar, o site de acesso é https://www.listavermelhamaranhao.com/sobre.
A lista seguirá uma metodologia já apresentada anteriormente, com os seguintes passos: 1) etapa preparatória, (2) etapa de avaliação e (3) etapa final e essas etapas são divididas em atividades. Sendo a etapa de consulta ampla aos especialistas uma das partes realizadas na etapa preparatória
Para a realização da consulta, foi necessário realizar a compilação inicial de dados das fichas de avaliação das espécies, e antes da avaliação do agrupamento de organismos (táxon). Para essa primeira Lista Vermelha da Fauna, foram considerados os grupos Amphibia, Aves, Mammalia, Peixes e Reptilia.
A FIC irá noticiar as novidades sobre a Primeira Lista Vermelha da Fauna do Maranhão conforme os dados forem atualizados.